
O presidente da 72ª Subseção da OAB/MG de Ipatinga, João Luiz Franklin Virtuoso, se reuniu na tarde de quarta-feira (11/12) na Casa do Advogado com a presidente da Comissão de Ética e Disciplina, Keila Daniela Monteiro Esteves. A comissão é um braço do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Minas e tem por competência apreciar, instruir e julgar processos ético-disciplinares.
De acordo com o presidente da 72ª Subseção, a Comissão de Ética e Disciplina tem a função de orientar, mediar e aconselhar os advogados no que pertine à ética profissional para que o advogado continue merecedor de respeito e mantenha a independência absoluta no exercício da profissão, sempre contribuindo para o prestígio da classe, sendo este o trabalho desempenhado pela Subseção por meio da Comissão de Ética e Disciplina.
Segundo Keila Monteiro, a Comissão de Ética e Disciplina da 72ª Subseção trabalha com o objetivo de "zelar pela dignidade da profissão e procurar conciliar questões sobre ética, envolvendo advogados, observando o cumprimento do Código de Ética e Disciplina e do Estatuto da Advocacia".
Vale frisar, ainda, que a Subseção entende que processos dessa natureza possuem impacto significativo na vida e na carreira do profissional, com consequências gravíssimas em caso de uma condenação.