• Post category:Notícias

10 de dezembro – 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Os Direitos Humanos tem sua base histórica partindo de “Ciro o grande”, que afirmava que todos os escravos tinham o direito de viver em liberdade, e de serem tratados igualmente perante toda a sociedade. ⠀
⠀⠀⠀⠀
Mais que um simbolismo, os Direitos Humanos foram oficializados em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 72 anos em 2020. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é a expressão dos direitos básicos do homem, e um compromisso contra a violação dos mesmos.

Ainda assim, os direitos garantidos pela Declaração, não raras as vezes, não são respeitados. O preconceito religioso, os ataques racistas, as mortes pela LGBTQfobia, a violência contra a mulher, e a desigualdade continuam. Todos esses abusos colidem com o primeiro artigo e a ideia central do documento: “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”.

O papel de todos é defender os direitos humanos, “sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação”.

A OAB Ipatinga conta com o valoroso trabalho da Comissão de Defesa de Direitos Humanos, presidida pelo Dr. José Barbosa de Andrade.